A força do fraco
“Então disse Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador, porque contemplou na humildade da sua serva. Pois desde agora tôdas as gerações me considerarão bem-aventurada, porque o Poderoso me fez grandes coisas. Santo é o seu nome. A sua misericórdia vai de geração em geração sobre os que o temem. Agiu com o seu braço valorosamente; dispersou os que no coração alimentavam pensamentos soberbos. Derrubou dos seus tronos os poderosos e exaltou os humildes. Encheu de bens os famintos e despediu vazio os ricos. Amparou a Israel, seu servo, a fim de lembrar-se da sua misericórdia, a favor de Abraão e de sua descendência para sempre, como prometera aos nossos pais.” (Lc. 1:46-55)
Maria compreende que o que Deus faz com ela é mais do que uma experiência pessoal, é uma realidade profética. Sua resposta obediente a Deus dispersará os soberbos e orgulhosos, derrubará os tronos dos poderosos, exaltará os humildes, cuidará dos famintos e abaterá a prepotência dos ricos. A escolha de Maria simboliza o caminho por onde Deus realiza seus propósitos, são as coisas loucas e fracas do mundo envergonhando e reduzindo a nada aqueles que pensam ser alguma coisa.
Somos tentados a pensar que os grandes feitos de Deus necessitam de personalidades famosas, figuras poderosas e ricas; mas a história da redenção nos mostra um caminho inverso, porque o poder de Deus se mostra por meio das fraquezas dos homens. “Quando sou fraco, então é que sou forte”.
Você é um destes que espera possuir algum recurso para servir a Deus, ou tem oferecido a ele sua fraqueza para que por meio dela ele manifeste seu poder?
Oração
Querido Pai, te louvamos porque escolheste as coisas pequenas para envergonhar as grandes, as humildes para destronar as poderosas, as que nada são para confundir as que pensam ser alguma coisa. Te louvamos porque através de nossa fraqueza mostras a tua glória, de nossa insignificância, manifestas teu poder. Guarda-nos para não desejarmos jamais nenhuma glória ou poder que leve nossos olhos para longe de ti. Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário